Se você quer aprender como melhorar a concentração, está no lugar certo. No artigo de hoje, vamos aprender algumas técnicas bem legais e que vão te ajudar a se concentrar mais naquilo que realmente você precisa dedicar foco e atenção.

Afinal, se você tem problemas para se concentrar em alguma atividade da escola, trabalho, faculdade ou projeto pessoal, saiba que não está sozinho. Hoje em dia, muitas pessoas relatam este tipo de problema, principalmente pelo fato de terem a sensação de que precisam fazer mil e uma coisas.

É muito comum, hoje em dia, as pessoas responderem um cumprimento, com o famoso: “tudo certo, mas está uma correria!”. Esta é uma resposta padrão para um comportamento, infelizmente, maléfico para a nossa saúde.

Fazer várias coisas tem seu lado positivo e negativo. No entanto, quando há um desequilíbrio, os pontos negativos são muito maiores e os problemas, em algum momento, vão aparecer – ansiedade, depressão, falta de motivação, etc.

Como resolver? Não há uma receita mágica e nem um passo a passo. Mas há alguns métodos que você pode colocar em prática e, assim, tentar melhorar a concentração. Continue lendo para entendê-los.

Aprenda como melhorar a concentração no trabalho, escola e estudos

O primeiro passo para você melhorar a concentração no trabalho, escola ou estudos, é ser racional e, de uma vez por todas, entender que o seu corpo não é um robô e, portanto, não é apto a fazer mil e uma coisas (bem feitas) ao mesmo tempo. Não tem como. É impossível.

Somente pelo simples fato de você aceitar isso e passar a organizar o seu dia-a-dia de maneira muito mais real e fisicamente possível, você notará um aumento expressivo na sua concentração. 

É claro que este seria o mundo ideal. No entanto, a gente sabe que não é bem por aí e que as dezenas de provas e trabalhos não vão esperar.

E, por mais que este seja um problema maior do que o simples fato de não conseguir se concentrar, vamos te ajudar a ter melhores resultados para esta loucura do dia-a-dia que muitas vezes somos submetidos.

Veja algumas dicas:

  • Não seja multitarefas;
  • Consuma produtos naturais;
  • Leia e estimule o cérebro;
  • Tenha listas;
  • Fique longe das notificações;

Vamos explorar de maneira mais detalhada cada um dos tópicos acima. Continue lendo para entender mais!

Melhorar a concentração não sendo multitarefas

O primeiro passo para que você consiga melhorar a concentração e fazer mais coisas no dia, é justamente dar um passo atrás e finalmente entender que não podemos ser multitarefas. Ou seja, você precisa evitar o excesso de trabalho e acúmulo de funções, pois isto é muito prejudicial e altamente danoso para a sua saúde física.

Mas, não é só isso. O acúmulo de funções e a organização da rotina de maneira mais sensata e racional, faz com que você possa ser muito, mas muito mais produtivo. Afinal de contas, quantidade não é qualidade e, portanto, quanto menos tarefas você fizer ao mesmo tempo, maiores serão as chances de êxito e um trabalho bem feito.

Por exemplo, se você tem 5 coisas para fazer durante a semana, é muito melhor fazer uma por dia e se dedicar integralmente a cada uma delas em cada dia, do que fazer um pouco aqui e um pouco ali. Pois a sua concentração dispersará demais e, portanto, sentirá necessidade de foco.

Melhorar a concentração com produtos naturais

Outra dica bem legal para melhorar a concentração, é utilizar produtos naturais. No entanto, conforme mencionamos anteriormente, o problema de concentração não é tão simples de ser resolvido e, portanto, um simples produto natural para foco não vai ser o que vai deixar você mais focado – mas pode ajudar bastante!

Por que pode ajudar? Porque estes produtos, como o óleo essencial de alecrim, possuem muitos ativos que agem diretamente em nosso sistema nervoso central, colaborando para a concentração. Portanto, no longo prazo, eles podem ser bem úteis e vale a pena tentar usá-los.

No entanto, nunca se esqueça da base do problema para encontrar a raíz de tudo e, assim, cortá-la. Prevenir é melhor do que remediar!

Melhorar a concentração com estímulos mentais e foco

Você pratica algum tipo de atividade que estimule o cérebro? Se não, está na hora de começar a praticar. Isto é muito importante para que você consiga ter um maior poder de controle e concentração em situações aleatórias no trabalho ou estudos.

Uma dica bem legal para estimular o cérebro e, então, conseguir ter uma melhor concentração, é com a leitura. Ler é muito importante para o nosso desenvolvimento cognitivo e, em contrapartida, ajuda a estimular o cérebro a ter mais concentração e foco.

É claro que se você estiver com o dia cheio de coisas e uma lista imensa de tarefas, encontrar tempo para a leitura pode ser bem complicado. Portanto, recomendamos que você coloque a leitura como uma prioridade do seu dia – de forma que todas as outras atividades sejam encaixadas depois da leitura, e não ao contrário.

Melhorar a concentração com listas de afazeres

Para melhorar a concentração e o foco nas atividades do dia-a-dia, você precisa saber exatamente o que fazer e o que não fazer. Ou seja, você precisa ter uma lista de coisas que vai fazer naquele dia, minuto, hora, semana ou mês.

Listas são importantíssimas para mantermos um cronograma sensato de afazeres, de modo que possamos, assim, saber qual é o “próximo passo”. Ter um plano mental de tudo que precisa ser feito é importantíssimo. Mas ter um plano escrito, com caneta e papel, de forma simples e objetiva, é fantástico para produtividade e foco.

Melhorar a concentração longe das notificações

E por fim, desconecte-se. Não há nada melhor a se fazer para gerar foco e concentração, do que desconectar do celular ou remover notificações desnecessárias. Parece simplório demais, mas acredite: uma simples piscada de luz da tela do celular ou uma vibrada por notificação, já é o suficiente para fazer o nosso cérebro viajar e desconcentrar.

Portanto, se policie para ficar um pouco mais longe da telinha do celular. Isto vai ajudar bastante a melhorar a concentração!