Se você está buscando algumas boas opções de revestimentos para sala, está no lugar certo. No artigo de hoje, vamos explorar algumas boas dicas e ideias de como você poderá personalizar e decorar a sua sala com revestimentos elegantes, baratos e bastante criativos.

Inclusive, é bastante importante que você leve vários critérios técnicos em consideração para a aquisição de revestimentos para sala, como: facilidade de aplicação do revestimento, custos de mão de obra para instalação, tipo de contra piso, entre outras coisas.

Por que? Porque alguns tipos de pisos são mais difíceis de colocar, enquanto outros precisam de um maior cuidado nos preparativos, como é o caso do piso vinílico, que não pode ser instalado em estruturas desalinhadas.

Mas não se preocupe: vamos entender tudo sobre este assunto a partir de agora, para que você saiba quais são os melhores tipos de revestimentos para sala. Continue lendo!

Quais são os melhores revestimentos para sala? Conheça alguns aqui

O melhor tipo de revestimento para usar na sala é aquele que vai suprir duas necessidades: a necessidade estética e a necessidade técnica. Ou seja, não há o melhor revestimento. Mas sim, o melhor para cada necessidade específica da obra.

Portanto, você precisa analisar exatamente como será feita a obra na sua casa, de modo que isto possa ser o pontapé inicial para a escolha do piso. Se você não quiser gastar muito com mão de obra, pisos maiores e de mais rápida aplicação precisam ser comprados.

Mas se você quer realmente criar uma estrutura elegante, charmosa, original e sem se preocupar muito com a questão financeira, poderá optar por cerâmicas de formatos diferentes e até mesmo madeira!

Para te ajudar a escolher o melhor revestimento para sala, separamos uma lista deles. Veja:

  • Cerâmica;
  • Piso vinílico em manta;
  • Piso laminado;
  • Carpetes;
  • Piso térmico;
  • Madeira;

Estes são os tipos mais comuns de revestimentos para sala, mas não são os únicos. No entanto, certamente você terá boas opções se escolher qualquer um deles. Portanto, vamos conhecê-los melhor a partir de agora.

Continue lendo!

Revestimentos para sala com cerâmica comum

A maneira mais fácil e comum de revestir uma sala, é aplicando piso comum de cerâmica. Aqueles que a gente vê em praticamente todos os lugares que a gente vai. Este tipo de acabamento é bastante versátil e você tem, hoje, uma série de tipos diferentes de pisos de cerâmica, que podem ser facilmente adequados para cada tipo de ambiente.

Além disso, os pisos de cerâmica convencionais são muito fáceis de instalar e você poupa bastante dinheiro com isso. E, claro, há modelos para as mais diferentes necessidades: têm piso cerâmico antiderrapante, de cores neutras ou com estampas, etc.

Encontre um profissional que possa fazer a instalação e você terá uma boa economia do ponto de vista de mão de obra, pois a parte mais demorada será os acabamentos (como os rejuntes, recortes, etc).

Revestimentos para sala com piso vinílico em manta

Esta talvez seja uma das melhores opções de revestimentos para sala do ponto de vista de custo-benefício. Afinal, os pisos vinílicos são revestimentos bastante elegantes, simples de instalar e você encontra-os por preços bem acessíveis – bastante semelhantes ao preço do metro quadrado do piso cerâmico.

A diferença deles para os pisos cerâmicos comuns, é principalmente a questão estética. Afinal, você encontra muitos tipos diferentes de piso vinílico, pois as estampas podem ser feitas de maneira praticamente infinita.

Eles são boas opções para instalar não só na sala, mas também, em outros ambientes, como cozinha, quartos e até área de lazer. Você só deve tomar cuidado para não usá-los em locais muito úmidos, pois eles podem sofrer com isso.

Mas, veja bem: isto não significa dizer que o piso vinílico não pode receber água. Ele pode. Só que em excesso, podem haver solturas e criação de bolhas. 

O preço de piso vinílico é bastante acessível. Conforme mencionamos anteriormente, se assemelha ao preço da cerâmica comum – só que é mais elegante!

Revestimentos para sala com piso laminado

Outra boa opção de revestimento e que você deveria considerar, é o piso laminado. Este, por sua vez, é uma excelente alternativa para quem quer ter ambientes com um acabamento estético totalmente inovador, elegante e aconchegante.

Os tons de madeira do piso laminado oferecem uma estética diferente, além de contribuírem para a eliminação de ruídos no espaço. O grande “problema” deles, é que precisam de um contrapiso muito alinhado e sem nenhum tipo de elevação. Caso contrário, a instalação não dará certo – pois são placas de madeira que precisam estar muito alinhadas para um acabamento bonito e bem feito.

Revestimentos para sala com carpetes

Revestir salas com carpetes ainda está na moda. Na verdade, é uma alternativa bem interessante para locais mais frios e que não tem alternativa de piso aquecido ou térmico. Os carpetes oferecem uma estética muito bonita e confortável. Vai parecer que você está em quarto de hotel toda vez que estiver na sua sala.

O problema é que os carpetes sujam muito. Então, se você tiver pets ou crianças em casa, pode ser que os carpetes não sejam a melhor alternativa. Para limpá-los, você não poderá usar água ou outros tipos de produtos químicos – apenas aspirador de pó.

Revestimentos para sala com piso térmico

Se você quer investir um pouco mais e ter um tipo de revestimento elegante e muito útil na sala da sua casa, aposte nos pisos térmicos. Eles pedem uma instalação complexa e uma mão de obra especializada, mas os dias frios (e quentes) nunca mais serão os mesmos.

Ou seja, eles podem oferecer uma temperatura sempre adequada para o clima em questão, de modo que sejam aquecidos no inverno e mais agradáveis no verão.

Revestimentos para sala com madeira

E por fim, você poderá aplicar assoalho na sala da sua casa. Este tipo de acabamento é muito rústico, elegante e é ótimo para casas de campo ou casas rurais. Mas nada impede de fazer na sua casa no centro de uma cidade cosmopolita.

Aproveite as nossas dicas de revestimentos para sala!